ASID Brasil e Gemalto realizam projetos para construir uma sociedade inclusiva

A ASID promoveu três grandes projetos em parceria com a Gemalto, todos visando a sensibilização dos seus colaboradores quanto a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O primeiro na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais (APAE Pinhais) e foi o “Seu Desejo é o Nosso Sorriso”, com o principal objetivo de realizar sonhos dos beneficiários da instituição. Após um levantamento feito com os próprios beneficiários, foi decidido atender o que mais queriam: participar de uma sessão especial de cinema.

Para concretizar essa missão, foram engajados 31 funcionários da Gemalto, além de uma parceria com o Shopping Jardim das Américas e o Cineplus. Após uma manhã inteira recheada de pipoca, refrigerante, risadas e conversas o resultado não poderia ser diferente: um momento marcante para ambas as partes, que puderam interagir e se conhecer melhor.

Alunos e funcionários reunidos em frente ao shopping após sessão de cinema

Ao longo do ano, outros dois projetos foram desenvolvidos: o “Workshop da Diversidade” teve como propósito fornecer aos 15 gestores da empresa experiências capazes de fazê-los conhecer mais sobre o universo das pessoas com deficiência e aproximar sua equipe dessa realidade. Para colocar essa ação em prática, os participantes foram convidados a realizar uma atividade simulando a rotina de um almoxarifado. Porém, cada equipe deveria cumprir a sua missão simulando deficiências, para isso alguns tiveram os braços amarrados e outros os olhos vendados para dificultar a mobilidade. A partir desta atividade, os participantes foram estimulados a criar ações que serão implementadas na empresa. Algumas sugestões foram a colocação de piso retrátil ao redor e dentro da empresa, fornecer curso de libras aos colaboradores e contratar mais pessoas com deficiência.

O contato com os alunos da APAE mostrou para nós da Gemalto que ações tão simples como essa causam uma alegria muito grande aos alunos, mas uma alegria ainda maior em nós mesmos.” – Depoimento de Maria Brígida, do RH da Gemalto

E o último projeto foi o “Ensina na Cozinha”, onde os beneficiários da APAE Pinhais e os voluntários da empresa tiveram a oportunidade de aprender juntos como cozinhar e preparar os mais diversos pratos, desde de salada até sobremesas. No final da ação tiveram a oportunidade de comer juntos o que prepararam e se divertirem ainda mais, em um momento de dança e música.

Após muita dedicação da ASID e Gemalto, foi possível reunir:

  • 65 voluntários
  • mais de 129 horas de voluntariado
  • média de satisfação de 9,7 entre os participantes
  • e mais de 42 pessoas com deficiência impactadas

Esse é apenas o começo de uma grande história que estamos escrevendo junto com a Gemalto em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Clique para acessar gratuitamente nosso e-book sobre Cultura de Inclusão nas Empresas:


Sem respostas a "ASID Brasil e Gemalto realizam projetos para construir uma sociedade inclusiva"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!