ASID Brasil e Gemalto realizam ação de voluntariado com a APAE Barueri

Em 2017, a ASID Brasil realizou diversas ações de voluntariado em parceria com a Gemalto, uma delas foi “Seu Desejo é o Nosso Sorriso” com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barueri. O projeto teve como objetivo realizar uma atividade com as pessoas com deficiência (PcD), uma que não fazem normalmente no dia a dia ou que nunca fizeram antes. Para que isso se tornasse realidade, a ASID fez um levantamento dos principais desejos das PcD da instituição e assim organizou uma ação voluntária, em que os próprios voluntários foram responsáveis por concretizá-los. Na edição realizada com a APAE Barueri e a Gemalto, a temática foi cultura e os 27 atentidos da instituição participaram de uma sessão de cinema no Shopping Iguatemi Morumbi, o filme que eles assistiram foi “Uma Família Feliz”. Os atentidos foram acompanhados pelos 35 colaboradores, de várias áreas e cargos, que participaram como voluntários na ação. De acordo com depoimentos dos participantes, foi uma manhã de muitas risadas, conversas e aprendizados, o que possibilitou uma grande interação entre ambas as partes, permitindo que se conhecessem melhor.  De acordo com Daniela Dias, psicóloga da instituição:
Por meio desta atividade, os jovens tiveram o seu universo cultural e de lazer ampliados e alguns tiveram a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez.
O programa trouxe vários benefícios para todos os envolvidos: os atendidos puderam viver uma experiência diferente do habitual e os voluntários conheceram uma realidade que muitas vezes não faz parte da sua rotina, o que os sensibiliza e conscientiza sobre a inclusão. Maria Brígida, representante da Gemalto afirma:
O contato com os atendidos da APAE mostrou para nós da Gemalto que ações tão simples como essa causam uma alegria muito grande aos atendidos, mas uma alegria ainda maior em nós mesmos.
Algumas ações como essa foram realizadas por voluntários da Gemalto em outras cidades também, como exemplo levar os atendidos da APAE de Pinhais, no Paraná, à peça Romeu e Julieta, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Nessa ação os próprios voluntários buscaram as PcD e seus familiares em suas casas. Histórias como essa ajudam a construir uma sociedade inclusiva, que é o principal objetivo da ASID Brasil. Clique aqui e acesse o Relatório de Impacto da ASID, com outras histórias:

Sem respostas a "ASID Brasil e Gemalto realizam ação de voluntariado com a APAE Barueri"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!