ASID Brasil e Fundação Telefônica Vivo: uma parceria de impacto

Encontrar abordagens novas para problemas já existentes; buscar soluções de forma coletiva e colaborativa; enxergar além dos que os olhos veem. Todos esses conceitos formam o “Design Thinking”, metodologia utilizada pela ASID Brasil ao realizar sua parceria com a Fundação Telefônica Vivo.

Tudo começou com o desafio de junto com a Fundação Telefônica Vivo realizar um dos seus principais projetos, o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), umas das maiores ações de voluntariado do mundo. Esse é um projeto global que envolve os colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica, que se mobilizam para realizar ações sociais em instituições pré-selecionadas pelos comitês de voluntariado da empresa.

Todas as atividades visam a melhoria e o desenvolvimento das instituições apoiadas, para isso são feitas reformas, montagem de equipamentos, jardinagem, limpeza, pintura, adoção de animais, ações digitais, entre outros. A data é uma das mais esperadas do ano e para que aconteça da melhor forma, várias ações são desenvolvidas.

Integrantes do comitê de voluntariado da Fundação Telefônica

Para a ação de 2018, o primeiro passo da ASID com a Fundação foi selecionar as 10 instituições da cidade de São Paulo que receberiam os projetos dos voluntários. Para isso,  foi realizado um mapeamento de mais de 150 instituições em que diversos critérios foram avaliados, como o porte da instituição e se tinham a documentação necessária em dia.

Após essa etapa inicial os voluntários foram divididos em grupos de aproximadamente 8 pessoas e cada um deles ficou responsável por uma instituição. A ASID capacitou os membros dos comitês sobre Design Thinking  para elaborar projetos cada vez mais impactantes e voltados para as reais necessidade das organizações. Cada grupo ficou responsável por desenvolver, até outubro de 2018, os projetos que serão implementados nas instituições escolhidas.

As fases citadas até aqui já foram concluídas, a ASID continua fazendo mentorias quinzenais com os membros dos comitês de voluntariado para sanar dúvidas e dar sugestões e assim contribuir com a organização do DVT.

Atitudes como a realizada pela Fundação Telefônica Vivo motivam a ASID a seguir cada vez mais forte em seu objetivo de construir uma sociedade inclusiva.

Quer conhecer algumas histórias das ações voluntárias realizadas pela ASID com empresas e instituições? Baixe nosso relatório de impacto:


Sem respostas a "ASID Brasil e Fundação Telefônica Vivo: uma parceria de impacto"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!