A sensibilização para a inclusão de PcD

A sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) é o primeiro passo para a inclusão. A legislação brasileira impõe uma cota para empresas com a partir de 100 colaboradores. Assim estas empresas estão sujeitas a Lei nº 8.213 de 1991.

Art. 93 – a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
– até 200 funcionários…………………… 2%
– de 201 a 500 funcionários………….. 3%
– de 501 a 1000 funcionários………… 4%
– de 1001 em diante funcionários… 5%

Lei nº 8.213 de 1991

Dessa forma empresas que não cumprem a cota estão sujeitas a pagar multas que podem atingir valores milionários. Com a lei e sua fiscalização muitas empresas acabam fazendo um inclusão sob demanda. Dessa forma não se preparam para ter um ambiente inclusivo e uma equipe sensibilizada.

Panorama atual da inclusão de PcD no mercado de trabalho

Dados apontam que são mais de 12 milhões de PcD no Brasil. Entretanto elas ocupam 441 mil vabas, o que representa apenas 1% dos vínculos de trabalho formal no país (RAIS, 2017).

Inúmeras empresas no Brasil desejam fazer a inclusão de PcD. Porém esbarram em perguntas limitantes que acabam dificultando a realização do processo.

Por outro lado também é possível verificar empresas que prestes a receber uma multa começam a contratar para não ter que pagá-la.

Dessa forma, em ambos os casos é possível afirmar que a raiz da problemática trata-se da falta de conhecimento das lideranças e equipes das empresas quanto ao potencial das PcD. Assim como no estímulo ao desenvolvimento da chamada acessibilidade atitudinal.

Acessibilidade Atitudinal: Refere-se à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. Todos os demais tipos de acessibilidade estão relacionados a essa, pois é a atitude da pessoa que impulsiona a remoção de barreiras.

Referência: UNOESC

Contexto da sensibilização para inclusão de PcD

Empresas que desejam realizar o processo de inclusão de maneira consciente e pensando no longo prazo estão se adaptando. De maneira que estão percebendo que criar um clima organizacional inclusivo é o ponto de partida.

São diversas alternativas: palestras, workshops e vivências funcionam como o primeiro passo para a descoberta do universo da PcD e de seu potencial.

Cada palestra de sensibilização é pensada na lógica de sanar dúvidas básicas e apresentar o ciclo de vida da PcD. A fim de abordar especialmente a fase de inserção no mercado de trabalho e cases de inclusão.

A sensibilização para a inclusão de PcD
Palestra de Sensibilização no Ebanx

Nos workshops os colaboradores participantes têm a oportunidade de pensar em melhorias em relação a acessibilidade da empresa. Assim são levados a realizar algumas atividades se colocando no lugar da PcD.

Nas vivências inclusivas os colaboradores fazem atividades juntamente com PcD. De maneira que interagem com elas e conhecem a realidade. Ao passo que começam a se imaginar trabalhando lado a lado com uma PcD no dia a dia.

Inclusão consciente

A lógica aqui é utilizar a sensibilização para a inclusão de PcD. Pois isso torna o processo de inclusão assertivo e de longo prazo. Bem como pode influenciar na retenção dos novos colaboradores. Dessa forma todos saem ganhando. Tanto a empresa que se torna inclusiva e cumpre a legislação ficando isenta da multa quanto, e principalmente, a PcD incluída que desenvolve autonomia, independência e responsabilidade.

Resultados

“Falando primeiramente da palestra o que foi mais interessante é que há muito uma visão de que nós como empresa que estamos ajudando as PcD com a inclusão, e a palestra trouxe um ponto de vista diferente. Ou seja, de como ter essa pessoas dentro da empresa melhora como um todo, no clima, nos resultados, como elas nos ajudam a pensar diferente, isso ampliou muito a nossa visão. Sobre o workshop todos os materiais ajudaram muito, fazer as atividades na prática com as PcD e quando elas te ensinam a fazer as coisas de uma forma incrível, são aprendizados que eu levarei pra vida toda!”

Leandro Martins – Contabilizei

Quer conhecer mais histórias como essa? Acesso o relatório de impacto da ASID:


Sem respostas a "A sensibilização para a inclusão de PcD"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!