Voluntariado Corporativo

Junte-se ao time de empresas, institutos e fundações que realizam ações de voluntariado corporativo, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais, por telefone (41) 3501-3145 ou e-mail contato@asidbrasil.org.br. Juntos somos mais fortes e podemos fazer mais por esta causa!

Realizamos a gestão do voluntariado com o objetivo de engajar as pessoas pela nossa causa, impactando as instituições e construindo resultados com as empresas.

Ao longo da sua existência, a ASID Brasil desenvolveu uma metodologia de voluntariado empresarial que é referência nacional, com diversos cases de sucesso em institutos, fundações e empresas de diferentes segmentos de mercado. Acesse a descrição da metodologia de gestão dos programas de voluntariado e cases de sucesso, clique aqui.

User_Group_128

 1.582

Voluntários

1433965849_heart

 R$ 200.732

Investido nas Escolas

1433966134_like

 11.674

horas de trabalho voluntário

1433966353_happy

 3.691

Pessoas beneficiadas

A ASID acredita no impacto gerado pelo trabalho voluntário, levando melhorias para quem necessita, proporcionando uma experiência significativa ao voluntário e à empresa envolvida, gerando assim uma relação onde todos são beneficiados. Por isto, a ASID realizou muitas pesquisas e ações e conta com uma metodologia de gestão de voluntariado empresarial. A metodologia de trabalho da ASID contempla todo o processo de voluntariado corporativo, do fomento à cultura, mobilização de pessoas dentro das empresas, preparação e execução dos programas até a fidelização e expansão da cultura do voluntariado.

Os programas de voluntariado consistem na mobilização da comunidade, focando nos colaboradores das empresas investidoras, para fazer parte da transformação social proposta pela ASID. Existem programas de baixa complexidade, até programas de alta complexidade que visam o desenvolvimento de competências ou sensibilização e diversidade.

mao-na-massa

As empresas querem causar impacto nas escolas, colaboradores querem fazer um trabalho social e as instituições precisam de reformas na estrutura física. Como unir todos estes fatores? O Mão na Massa é o programa de voluntariado que consegue aliar todos. Com o uso de EPI’s, supervisão e orientação de profissionais, os voluntários são orientados a realizar atividades em todas as frente de trabalho do projeto, como paisagismo, decoração, pintura e revitalização e construção de ambientes.

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Trabalho em equipe, pró-atividade, comunicação, relacionamento interpessoal

“Mão na Massa! Uma expressão muito boa e bem representativa desta iniciativa que me parece muito adequada, tanto para realizar as obras que precisam nas escolas aonde vêm tantas crianças que vão poder desenvolver-se num ambiente mais limpo, caloroso e seguro(…) Uma organização diferente e dinâmica que tem que ser parabenizada junto com o Instituto Renault.” Marc Barral – Voluntário Renault

 

capacita

Por meio dos conhecimentos e experiências dos voluntários, a carência de conhecimentos de gestão das instituições é suprida. Com o objetivo de otimizar a gestão e os processos das instituições foi criado o Capacita. De forma colaborativa e com o apoio dos materiais didáticos da ASID, o voluntário da empresa parceira planeja e desenvolve aulas em função das necessidades dos “alunos”, que são os profissionais das instituições para pessoas com deficiência. Em cada edição do programa os temas são selecionados de acordo com as necessidades gerais das instituições como Excel, Planejamento Estratégico, Marketing e outros.

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Comunicação, respeito/conhecimento de novas culturas, planejamento e organização, relacionamento interpessoal 

“Há tempos tinha vontade de fazer algo voluntário, e esse canal que foi criado entre a ASID e a Intertechne foi um ótimo canalizador! Tanto que não vejo a hora de participar do Capacita em Excel II” Ricardo Fiori Bonatto, voluntário Capacita

 

lider-especialO Líder Especial é o programa de voluntariado mais inovador da ASID Brasil, surgiu do questionamento: “Como um gestor/colaborador pode apoiar a diretora de uma instituição a desenvolver suas competências de liderança, e ao mesmo tempo se desenvolver e tornar-se um líder melhor?” Desta forma, foi criado o Líder Especial, inspirado em metodologias de Harvard, foi criado um programa de voluntariado focado no desenvolvimento de competências dos participantes.

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Liderança, empatia, análise crítica, resiliência

“Vi no Líder Especial a oportunidade de aperfeiçoar as minhas habilidades de liderança e compartilhar com as Diretoras das instituições. O programa permitiu que eu entrasse em contato com parte da realidade das crianças especiais, e o que mais motiva é ter a certeza que posso contribuir para melhorar esta realidade” Diogo Prevedello – Voluntário Pelissari

 

ensinaSe o conhecimento dos voluntários for somado a atividades para os alunos das instituições para pessoas com deficiência? O resultado com certeza é muito aprendizado. Esta é a função do Ensina, em oficinas organizadas de forma colaborativa, os voluntários podem repassar seus conhecimentos para os alunos através de aulas ou oficinas, que causem melhorias na vida e desenvolvam o potencial dos alunos.

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Empatia, improviso, flexibilidade, cidadania ativa

 

mentoriaO Mentoria  é um programa lançado com muito sucesso em 2015, em que o voluntário tem a oportunidade de fazer um acompanhamento individual na gestão da instituição. A ASID é responsável por toda a preparação do voluntário, bem como fecha o escopo da atuação do mentor e fornece os materiais base para que este trabalho voluntário tenha o maior impacto possível.

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Organização, criatividade, tomada de decisão, atualização de conhecimento e orientação pelo propósito

 

 

O Seu Desejo é o Nosso Sorriso tem como objetivo realizar desejos das pessoas com deficiência e proporcionar uma experiência marcante para todos os envolvidos. Desta forma, a ASID levanta os principais desejos das pessoas com deficiência e organiza uma ação de voluntariado, em que os voluntários são responsáveis por realizar este desejo. A aproximação dos voluntários com os alunos gera novas experiências para ambos!

ESTE PROGRAMA ENVOLVE: Organização, criatividade, tomada de decisão, atualização de conhecimento e orientação pelo propósito

 

 

Saiba mais em nossa fanpage ou, para participar, envie um email: facebook.com/asidbrasil e voluntariado@asidbrasil.org.br.

  • alt
  • alt
  • alt
  • alt
  • alt