Você sabe o que é employer branding?

Você já ouviu falar de branding?

Se eu pedir para você me falar a primeira marca que vem a sua mente quando falo – Abra a felicidade – com certeza você vai pensar na famosa marca de refrigerantes, que também está conectada com o conceito de família tradicional, almoço de domingo e por que não ursos polares?

Conseguir ser referenciada apenas com ícones, cores ou até mesmo cheiro é o resultado de uma boa gestão da marca ou branding. Mas como isso se aplica aos colaboradores da sua empresa? Você já parou para se perguntar o que os atrai? Qual foi o fator determinante para ele decidir trabalhar com você e não com seu concorrente? Salário? Cultura? Diversão?

Employer branding são ações que visam criar um ambiente de trabalho mais atrativo para seu colaborador, fazendo ele comprar a “causa” e ter sentimento de dono, criando uma série de benefícios para a empresa:

  • Mais engajamento
  • Maior retenção de colaboradores
  • Inovação
  • Boa reputação
  • Aumento expressivo nos resultados
  • Diminuição de custo na contratação
  • Atração de melhores talentos
  • Equipe coesa

Employer Branding

Se pararmos para pensar esse movimento vem muito de encontro com a atual mudança de mentalidade das pessoas, que buscam conexão e propósito em suas vidas profissionais, diferente da geração anterior que buscava estabilidade e segurança financeira, os millennials ou geração Y querem crescer rápido, gerar grande impacto e ainda se divertir.

As startups sabem muito bem como atrair e reter esse público, vendendo uma infinidade de vantagens que vão desde coisas pequenas como “free food”, até coisas mais relevantes como não determinar quanto um colaborador pode tirar de férias.

Em contrapartida muitas empresas de ramos mais tradicionais estão mudando sua cultura para se adequar a essa realidade. Um bom exemplo é o banco Itaú, que vem apostando no público jovem e no relacionamento com startups.

Mas cuidado com as armadilhas! Muitas empresas escondem seus pagamentos baixos e carga horária pesada com doces e sonecas, não adianta de nada oferecer um ambiente amigável, sem recompensas justas. 

Se pararmos para pensar, o employer branding é nada mais que a marca empregadora da sua empresa, que vai atrair, reter os colaboradores da empresa e proporcionar uma equipe mais engajada. Em posts futuros vamos discutir um pouco mais sobre como aplicar essa estratégia, fique ligado!

Referências: http://www.cimentoitambe.com.br/employer-branding-capital-humano/ e http://exame.abril.com.br/carreira/o-velho-trabalho-em-xeque/.

Sem respostas a "Você sabe o que é employer branding?"


    Tem algo a dizer?