Por que a mensuração de impacto é importante!

Você já pensou em iniciar um esporte sem saber o que você quer alcançar?

Provavelmente a resposta para essa pergunta é não. Então, por que acontecem projetos sociais em que as organizações e empresas não sabem o que querem gerar? Muitas vezes, as organizações estão tão imersas na sua metodologia e processos, que executam as atividades do dia a dia, mas esquecem de planejar os resultados que almejam atingir a curto e longo prazo.

Antes de nos aprofundarmos no tema e tratarmos sobre quais são os métodos existentes de mensuração e como realiza-los, é necessário voltar um passo, e entender o que é e para que ela serve.

A mensuração de impacto é o resultado que a sua empresa/organização deseja causar no ambiente ou na sociedade, através das ações que serão executadas. Ou seja, uma empresa que realiza um aporte financeiro para uma instituição sem fins lucrativos que insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tem o desejo de gerar uma mudança social perante a inclusão de pessoas na sociedade. Mas a mensuração vai muito além de atingir um objetivo genérico, isso significa que, neste caso, a empresa deve entender quantas pessoas ela quer que sejam inseridas no mercado de trabalho, quanto tempo essas pessoas devem permanecer nas empresas e qual a satisfação das empresas perante o trabalho executado, por exemplo.

A imagem abaixo demonstra o que é impacto através de um gráfico, que pode ser utilizado para o exemplo acima. Existem duas variáveis: a organização filantrópica antes da intervenção dos recursos financeiros da empresa investidora, e a organização após a intervenção. O crescimento que a instituição teve nesse período é exatamente o impacto que foi gerado por conta do aporte financeiro, e é por essa razão que, neste caso, a empresa deve saber o que quer alcançar, para saber se os resultados foram atingidos ou não.

O que é impacto social

 

Ou seja, é através da mensuração de impacto que as entidades conseguem enxergar se  estão atingindo o resultado que foi proposto, ressaltando que o que importa é a mensuração existir, e não se ela está perfeita. Desta forma, o primeiro passo para qualquer projeto social é o estabelecimento de objetivos e metas claras e, apesar de desafiadoras, alcançáveis, que devem ser mensuradas e acompanhadas ao longo de todo o processo.

 


Sem respostas a "Por que a mensuração de impacto é importante!"


    Tem algo a dizer?