AFINAL, O QUE É INCLUSÃO CONSCIENTE?

Por Alexandre Amorim - São Paulo, 22 de maio de 2017
Para explicar o que é a inclusão consciente é interessante abordar o que não é: Incluir para bater cotas Criar vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD) Não ter as responsabilidades da vaga bem definidas (metas, resultados esperados) Uma cultura organizacional contrária a inclusão (59% dos gestores apresentam resistência a contratação de PcD's-1) Um ambiente onde a própria PcD não tem a oportunidade de demonstrar seu potencial, por falta de tecnologias assistivas e acessibilidade Não ter um plano de desenvolvimento, promoção e mais

3 EMPRESAS QUE INVESTEM EM VOLUNTARIADO E OS RETORNOS QUE ESTÃO TENDO

Por Bianca Beltrami - São Paulo, 18 de maio de 2017
Quando o assunto é voluntariado corporativo temos diversas possibilidades de responsáveis pelo programa – a área de recursos humanos, responsabilidade social, institutos, marketing, dentre vários outros. Independe de qual área o voluntariado está, existe um motivo e uma expectativa de retorno para manter a chama do voluntariado acesa na empresa. Sendo assim, a ASID conversou com 3 responsáveis que se envolveram diretamente no gerenciamento de ações voluntárias, e, portanto, compartilharemos aqui os ensinamentos valiosos e suas perspectivas sobre a temática. mais

COMO FUNCIONA O VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Por Isabela Bonet - São Paulo, 11 de maio de 2017
Há poucos anos o voluntariado e o desenvolvimento de competências era uma teoria ou uma prática pouco comprovada. Já mostramos em posts anteriores que isso mudou e que hoje conseguimos mostrar que o voluntariado é sim um impulsionador de desenvolvimento. A ASID desenvolveu, ao longo dos anos, uma metodologia que auxilia as instituições de ensino e desenvolve os voluntários: mais

A Criação de Impacto Social e Valor para o Negócio

Por Alexandre Amorim - São Paulo, 10 de maio de 2017
Este material foi desenvolvido com base em um Programa Executivo sobre Criação de Valor Compartilhado, realizado na Harvard Business School, com Michael Porter e Mark Kramer e seus diversos estudos de caso; além de uma ampla pesquisa entre companhias referenciadas do Brasil. mais

VOCÊ SABE O QUE É VOLUNTARIADO CORPORATIVO?

Por Isabela Bonet - São Paulo, 05 de maio de 2017
Você conhece a história do voluntariado no Brasil? Começou em 1543, na Santa Casa de Misericórdia e foi reforçado com as ações da Cruz Vermelha no país em 1908. Se tornou mais popular com o Projeto Rondon, em 1967, com atuação de universitários voluntários e, em 1983, com os trabalhos da Pastoral da Criança. Durante esses anos e outros que estavam por vir, o voluntariado estava totalmente voltado a assistir ao próximo em ações emergenciais, de risco e vulnerabilidade. Sabemos que por volta dos anos 2000, ainda que promulgada a Lei de Voluntariado no Brasil mais

VALOR PARA O NEGÓCIO E A SOCIEDADE

Por Alexandre Amorim - Curitiba, 25 de abril de 2017
Frequentemente o nosso país tem enfrentado diversas crises econômicas que afetam profundamente os pilares de sustentação das empresas. A eficiência operacional não é mais uma vantagem competitiva, é algo a ser constantemente buscado, um requisito. Nesse sentido, todos sabemos qual é o primeiro item na lista de cortes de custos das companhias em um momento de crise: responsabilidade social e suas variantes. Isso pode parecer óbvio, mas por quê? Por que o corte de custo afetará diretamente aqueles que serão os maiores prejudicados com a crise econômica? mais

Gerando Impacto Social e Valor ao Negócio

Por Alexandre Amorim - São Paulo, 18 de abril de 2017
“Comprar mais o mais barato possível, vender no preço mais alto que o mercado esteja disposto a pagar, economizar ao máximo e, se sobrar algo, vamos apoiar projetos sociais.” Esse é o clássico mind-set de grande parte das empresas de alguns anos ou décadas atrás. Porém, por uma questão de reputação, imagem, pressão social ou mesmo um senso de altruísmo, as empresas começaram a realizar apoio a diversos projetos sociais através da filantropia. A filantropia trouxe reputação, porém com o passar dos anos, foi iniciada uma busca por gerar mais resultados mais

3 IDEIAS DE AÇÕES DE MARKETING RELACIONADO A CAUSAS

Por Manuella Pires - Curitiba, 06 de abril de 2017
A comunicação e o marketing cumprem, hoje, um papel diferente: além de fortalecerem as marcas e impulsionarem o consumo, elas ajudam a conscientizar a sociedade. Essas áreas vem desenvolvendo ações com objetivo de contagiar as pessoas, tocar seus corações e as engajar em causas transformadoras. O Marketing Relacionado a Causas (MRC) é um movimento que une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos, porém, de formas diferentes. mais

Lançamento do Relatório de Impacto ASID Brasil 2016

Por Alexandre Amorim - São Paulo, 03 de abril de 2017
O ano de 2016 confirmou a nossa proposição de expandir o trabalho da ASID para mais lugares do Brasil. Iniciamos o novo escritório em São Paulo, criando uma nova rede de instituições para pessoa com deficiência que receberá toda a nossa metodologia. Nesse material falamos sobre as áreas de atuação e como chegamos a marca de 117 instituições e 45.630 pessoas impactadas pelos projetos realizados em parceria com 92 empresas, com o apoio de mais de 2 mil voluntários. mais

GUIA DEFINITIVO SOBRE MARKETING RELACIONADO A CAUSAS

Por Diego Tutumi Moreira - São Paulo, 16 de março de 2017
Você está prestes a conhecer um conceito de muito potencial, o do Marketing Relacionado à Causas. Você vai ter acesso a um conteúdo teórico, como funciona na prática, irá conhecer um case de sucesso e dicas valiosas sobre como criar e lançar uma ação. mais

O MARKETING RELACIONADO A CAUSAS: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA EMPRESAS

Por Diego Tutumi Moreira - São Paulo, 06 de março de 2017
O Marketing Relacionado a Causas (MRC) une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos, de formas diferentes. Empresas tem a oportunidade de impactar seus consumidores e colaboradores, engajando-os em prol de uma causa, atrelando sua marca a ações de impacto social. mais

Competências desenvolvidas com a inclusão consciente

Por Luiz Hamilton - Curitiba, 21 de fevereiro de 2017
Saiba quais são as competências desenvolvidas com a inclusão consciente segundo pesquisa realizada pela ASID em projeto feito em parceria com a InterCement, são avaliados quesitos como trabalho em equipe, empatia e conhecimento de outras culturas. mais

Saiba como criar uma cultura organizacional inclusiva

Por Luiz Hamilton - Curitiba, 12 de fevereiro de 2017
A inclusão consciente é diferente, vai muito além, ela envolve uma mudança de comportamento. Ao pensar nos casos dos gestores que possuem restrições quanto a contratação de PcDs, podemos afirmar que uma considerável parcela deles possivelmente compartilha essa visão por não ter contato direto com algum PcD no dia a dia e, por isso, desconhece o potencial existente em cada um. A deficiência pode impor algumas dificuldades, de formas e graus variados, mas não impede que, ao se trabalhar uma série de aspectos, o PcD apresente resultados e atinja as metas propostas no cargo que ocupa. mais

Mentoria GS1 Brasil e Nova Projetos

Por Bianca Beltrami - São Paulo, 01 de fevereiro de 2017
Ser reconhecida como agente transformador na educação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade: essa é a visão definida no planejamento estratégico da Nova Projeto. Ter objetivos e valores é essencial para qualquer instituição e com o Mentoria voluntários da GS1 Brasil auxiliaram a Nova Projeto a criar uma visão de futuro, com metas claras e objetivas. mais

Inclusão Consciente - InterCement

Por Alexandre Amorim - São Paulo, 16 de janeiro de 2017
Inclusão consciente, é nisso que a ASID acredita! Com um projeto desafiador de mudança da cultura de diversidade, trabalhamos 3 meses com a InterCement. Trazendo temas centrais sobre a vida da pessoa com deficiência, um olhar sistêmico sobre o indivíduo e vivências que criam empatia, construímos, de forma colaborativa, um ambiente mais preparado para a inclusão. Foram realizados 4 workshops, com a participação de um total de 54 colaboradores e satisfação de 9,12. mais

Sorvete Solidário

Por Marina Rozin - Joinville, 02 de dezembro de 2016
Mudar a realidade local das instituições de atendimento para pessoas com deficiência de Joinville, esse era o sonho da ASID e da Paviloche. Para tornar este sonho possível, foi criado em conjunto o primeiro Produto Social: o Sorvete Solidário! Para levar o produto e a causa para as prateleiras dos supermercados e para a sobremesa das famílias do Paraná e Santa Catarina foi estruturada uma campanha focada no marketing para causas que durou quatro meses. mais

Dia dos Voluntários Telefônica 2016

Por Estevão Siqueira - Curitiba, 21 de outubro de 2016
O Dia do Voluntariado Telefônica (DVT) acontece anualmente em 33 países e, em 2016, mobilizou 15 mil colaboradores. É uma das maiores ações de voluntariado do mundo e tem o objetivo de “contribuir para a melhoria e desenvolvimento de ONG’s e escolas”. No Brasil, a gestão do programa tem uma governança exercida por comitês regionais, responsáveis por visitar as instituições que serão beneficiadas e analisar o que pode ser melhorado, estreitando o vínculo com a comunidade. mais

Como você prefere nos ajudar?

Escolha abaixo a melhor forma para vocês nos ajudar:

Outras formas