Metodologia

Nossa Missão:

Proporcionamos a evolução das instituições que atendem a pessoa com deficiência, através do aprimoramento da gestão.

Cada vez mais a ASID inova para promover a evolução das instituições que atendem a pessoa com deficiência. Para isso, atuamos sempre de forma gratuita em diversas áreas e onde houver oportunidade de melhoria e vontade de crescimento, a ASID estará lá.

Nossa metodologia é focada na gestão das instituições e nas conexões entre elas, buscando troca de experiências e capacitações. Nossos serviços são gratuitos para as instituições e divididos em 3 áreas: Suporte em Gestão, Fortalecimento de Redes, Programas de Voluntariado e diversidade.

Metodologia

atuacao-idee

CONHECENDO O CENÁRIO, LEVANTANDO AS OPORTUNIDADES PROPONDO MELHORIAS.

O IDEE é o primeiro passo pelo qual as instituições atendidas pela ASID passam. Nele, com o uso de 26 indicadores e 143 itens de avaliação, são analisadas 8 áreas da entidade: Financeiro, Captação de Recursos, Marketing, Recursos Humanos, Liderança, Impacto Social, Jurídico e Infraestrutura. Com os resultados obtidos é possível identificar como a instituição se encontra no geral, bem como em cada área separadamente, gerando base para a sugestão de melhorias e a indicação de workshops indicados para cada entidade. É com base no IDEE que a instituição segue para os próximos passos da metodologia da ASID, podendo iniciar o Melhoria Contínua ou um projeto de Assessoria Administrativa.

atuacao-ideacao

TRANSFORMANDO IDEIAS EM QUALIDADE DE VIDA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

O Ideação é um projeto voltado para grupos de pessoas que estão fundando uma instituição para beneficiar pessoas com deficiência. O objetivo do projeto é dar suporte da estruturação dessas novas instituições, fornecendo ferramentas, capacitando e auxiliando na criação de práticas de gestão, de modo que ao fim do projeto a instituição consiga se gerenciar e entregar o impacto proposto na vida das pessoas com deficiência

atuacao-assessoria

UMA ATUAÇÃO FOCADA. O PRIMEIRO PASSO NA CAMINHADA DA MELHORIA CONTÍNUA.

Após a realização do diagnóstico e com base nos resultados obtidos, as instituições que possuem necessidade e interesse recebem o projeto de Assessoria Administrativa, sendo esse focado nas áreas de maior relevância da entidade, as quais foram previamente apontadas no IDEE. As ações realizadas são personalizadas para cada caso e contam com diversas capacitações e planos de ação, englobando toda a organização em função do desenvolvimento da mesma.

atuacao-gestao

MUDANÇA SISTÊMICA PARA UMA TRANSFORMAÇÃO GLOBAL.

O projeto gestão global é focado nas instituições que já receberam o IDEE e, preferencialmente, já receberam um projeto de Assessoria Administrativa. Sendo assim, o Gestão Global consiste em uma série de capacitações e assessoria individual em todas as áreas da gestão, para que pequenas e grandes mudanças possam acontecer de forma ordenada.

rede-melhoria

A Evolução através do acompanhamento

O Melhoria Contínua surgiu da necessidade de que a comunicação e o suporte entre as instituições e a ASID não sejam interrompidos em nenhum momento. Quando uma instituição recebe o diagnóstico ela pode receber um projeto de assessoria administrativa caso esteja em situação de risco ou possua um plano de crescimento. Com o Melhoria Contínua a ASID permanece em contato com a instituição durante esse período realizando o acompanhamento de metas trimestrais elaboradas em conjunto. Ao final do primeiro trimestre, os resultados são avaliados e novas metas são estabelecidas. Essa lógica se repete no segundo e no terceiro trimestre, e o programa se encerra com a reaplicação do IDEE, fechando o ciclo de um ano.

rede-boas-praticas

VALORIZAR AS VIRTUDES E PROMOVER A EVOLUÇÃO PARA TODAS

As instituições muitas vezes possuem realidades similares, problemas, dificuldades e pontos fortes semelhantes. Pensando nisso, a ASID decidiu compilar boas práticas de gestão encontradas na nossa rede para disseminar soluções e ideias que possam ser úteis para as outras instituições. Com isso, procuramos aproximar instituições acreditando que a dificuldade de umas pode ser a força de outras, de modo que elas possam se desenvolver com a ajuda umas das outras.

rede-cafe

O CAFÉ QUE APROXIMA, INTEGRA E DESENVOLVE

Na última semana de cada mês são realizados cafés da manhã com uma discussão sobre um tema relativo à gestão das instituições. Todo café tem uma instituição anfitriã que se destaca no tema em questão, a qual recebe todos em sua sede, fornecendo o café da manhã, e compartilha com o grupo a sua prática de sucesso. Além disso, a ASID sempre convida um especialista no tema para trazer uma visão mais externa à realidade das instituições.

rede-premiacao

RECONHECER E VALORIZAR PARA APROXIMAR E INTEGRAR

Com a aplicação do IDEE, a ASID realiza a premiação das três melhores instituições do ano em 12 diferentes categorias, tendo por objetivo o reconhecimento destas. Além disso, visa ainda direcionar as demais instituições para que possam aprender e trocar experiências com a referência de cada área.

atuacao-idee

O VOLUNTARIADO A SERVIÇO DA EVOLUÇÃO

Ao longo de toda a sua história a ASID criou diversos tipos de voluntariado, que contam com ações de reforma, capacitação, ações diretas com os beneficiários e outros. Tudo isso para que cada vez mais as instituições possam crescer e sempre oferecer o melhor a todos. Para saber mais sobre as ações de voluntariado desenvolvidas pela ASID Brasil nas instituições da Rede ASID, clique aqui: asidbrasil.org.br/voluntariado-corporativo.

atuacao-idee

A INCLUSÃO DE BRAÇO ABERTOS E QUE GERA BENEFÍCIOS A TODOS OS ENVOLVIDOS

O Inclui é uma metodologia criada pela ASID Brasil depois de muitos estudos sobre diversidade e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O trabalho oportuniza os beneficiários das instituições da Rede ASID a entrarem em contato com o mundo do trabalho, desenvolvendo autonomia, independência e todo o seu potencial.