Dia dos Voluntários Telefônica

O Dia do Voluntariado Telefônica (DVT) acontece anualmente em 33 países e, em 2016, mobilizou 15 mil colaboradores. É uma das maiores ações de voluntariado do mundo e tem o objetivo de “contribuir para a melhoria e desenvolvimento de ONG’s e escolas”¹. No Brasil, a gestão do programa tem uma governança exercida por comitês regionais, responsáveis por visitar as instituições que serão beneficiadas e analisar o que pode ser melhorado, estreitando o vínculo com a comunidade.

Em Curitiba, a cidade com o segundo maior número de colaboradores, o desafio era mobilizar 432 voluntários. A ASID e a Fundação Telefônica se uniram novamente para alcançar esse objetivo por meio de uma consultoria de voluntariado para o comitê, tendo como base a visão de impacto social gerado.

Acesse também:

 

Após um mapeamento, aplicamos o Diagnóstico (IDEE) nas instituições escolhidas para a ação: Escola 29 de Março, Escola Alternativa e Lar Moisés. O IDEE possibilita o mapeamento das frentes de trabalho na instituição, que serão a base de todo o trabalho executado no dia da ação.

Juntamente com o comitê conseguimos possibilitar uma estrutura equilibrada entre infraestrutura e gestão, com frentes de trabalho que envolveram a revitalização das escolas, implementação de meio alternativos de captação de recursos e auxílio na gestão com a consultoria sprint.

O trabalho desenvolvido ao longo do ano resultou em 485 voluntários engajados, número 12% maior que a meta do projeto. Além disso, a atuação com as frentes de auxílio na captação de recursos e gestão, inovações implementadas pela ASID e os comitês nessa edição do DVT, se mostraram altamente assertivos, de forma que o engajamento de alguns voluntários com as instituições seguiu espontaneamente após a ação.

485 Voluntários  |  12% da meta batida, em relação à 2016

3 Instituições beneficiadas no mesmo dia |  310 Pessoas impactadas

21 frentes de trabalho  |  2º Cidade com as inscrições esgotadas

 

“A ASID é um parceiro fundamental para o sucesso do nosso programa porque apoiam os comitês de voluntariado respeitando a diversidade das regiões e dos colaboradores. Trabalharam dois anos fortemente com a integração de diferentes grupos e o resultado foram mais de 800 voluntários participando das ações.  Estabelecem pontes entre as Empresas e o Terceiro Setor, mapeando as reais necessidades e entregando projetos com qualidade e alto impacto.”

Patricia Focchi – Coordenadora do Programa de voluntariado da Fundação Telefonica Vivo


Sem respostas a "Dia dos Voluntários Telefônica"


    Tem algo a dizer?