Ações de voluntariado podem ajudar sua empresa

Sabia que ações voluntárias podem ajudar no clima e na produtividade de uma Empresa? Pesquisas indicam que o voluntariado empresarial proporciona ao participante, dentre várias oportunidades, uma mudança na visão de mundo e assim, novas maneiras de lidar com situações no seu dia-a-dia de trabalho, inovando em soluções e desenvolvendo competências.

A ASID Brasil acredita que o voluntariado é transformador, uma vez que proporciona desenvolvimento a quem necessita de auxílio ou impulso, além de gerar uma experiência benéfica ao voluntário. O histórico da ASID conta com mais de 50 projetos de voluntariado (dados de 2010 a 2015) – como edições de Mão na Massa, Capacita e Ensina em parceria com empresas de diversos portes e cultura organizacional, como Pelissari Gestão & Tecnologia, GVT, Telefônica Vivo e Unimed Curitiba. Devido a essa experiência e a estudos, a ASID construiu uma metodologia de voluntariado empresarial que garante sua essência: benefício social, satisfação pessoal e desenvolvimento.

Durante 2015, a equipe da responsável pela gestão do voluntariado corporativo da ASID analisou a experiência voluntária e o desenvolvimento de competências em suas ações. Neste primeiro estudo, com 772 respostas, os participantes indicaram que mais vivenciaram situações envolvendo competências de trabalho em equipe (14,9%), organização (11,6%), proatividade (11,4%), comunicação (10,7%), relacionamento interpessoal (10,1%) e planejamento (8,29).

“(…)foi uma oportunidade de expansão dos conhecimentos de liderança através dos exemplos e diferentes níveis de complexidade das situações diárias que estivemos expostos, ou seja; o ambiente das escolas tem níveis de complexidade e desafios diferentes do nosso coorporativo, o que nos “obrigou” a buscar novos conhecimentos e conceitos para que pudéssemos realmente ajudar as lideranças das escolas”.

Clariana Fernandes Narcizo – Gestora de Consultoria da Pelissari

As competências que mais aparecem nas ações voluntárias segundo o estudo, também são aquelas visadas pelas lideranças e recursos humanos de empresas para que sejam internalizadas em seus colaboradores. Além disso, no meio empresarial é encontrado a necessidade de inovação em programas para desenvolvimento de competências e o voluntariado pode ser uma grande solução.

O reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH em seu Prêmio Ser Humano 2015, de um projeto de voluntariado também é outra grande evidência que o voluntariado pode ser um grande aliado do desenvolvimento do colaborador de grandes empresas. A ASID por meio do “Projeto de Voluntariado Líder Especial – a união do benefício social com o desenvolvimento da liderança” em conjunto com a Pelissari Gestão e Tecnologia recebeu o prêmio da categoria Desenvolvimento Sustentável.

“Com o Líder Especial foi possível despertar a importância do trabalho voluntário na empresa, ter oportunidade de transmitir muito o que já aprendemos e também desenvolver competências de liderança através do ensino e da prática”

Vanessa Lisboa Pelissari, diretora de desenvolvimento humano organizacional da Pelissari

A área de responsabilidade social no Brasil e o voluntariado empresarial têm um vasto campo de atuação, metodologia e impacto a serem descobertos e consolidados. A ASID se sente responsável pela melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, da gestão e atendimento das instituições e também, pela formação e desenvolvimento de cada indivíduo que possa ser voluntário e se engajar na mesma causa. Convidamos a todos para embarcar nesta onda e compartilhar boas práticas, estudos e soluções para o meio que nos encontramos.


Sem respostas a "Ações de voluntariado podem ajudar sua empresa"


    Tem algo a dizer?