3 ideias de ações de marketing relacionado a causas

A comunicação e o marketing cumprem, hoje, um papel diferente: além de fortalecerem as marcas e impulsionarem o consumo, elas ajudam a conscientizar a sociedade. Essas áreas vem desenvolvendo ações com objetivo de contagiar as pessoas, tocar seus corações e as engajar em causas transformadoras. O Marketing Relacionado a Causas (MRC) é um movimento que une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos, porém, de formas diferentes. Quem sai ganhando é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações.

Mas qual a melhor forma de fazer o MRC? Quais ações se encaixam mais com a minha empresa?

Resultado de imagem para marketing relacionado a causas

 

Sabemos que não é fácil escolher uma causa para apoiar, além do tipo de ação que transmitirá essa parceria. Trouxemos 3 exemplos de campanhas de MRC, para ajudar nesse processo de decisão, confere aqui:

1. Produtos Sociais

Os produtos sociais são uma forma de engajar pessoas e empresas em prol do bem comum. Isso porque quem compra um produto social, além de usufruir do bem adquirido, também contribui para a manutenção das atividades de uma instituição. Ou seja, o valor obtido com a venda dos produtos são integral ou parcialmente revertidos para um projeto de impacto social, beneficiando uma causa real. Um bom exemplo é o Sorvete Solidário, desenvolvido pela Paviloche em prol da ASID.

Resultado de imagem para sorvete solidário

Campanha “Sorvete Silidário”

Outro exemplo é a campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda, que já tem mais de 20 anos. Além de trabalhar a importância do autodiagnostico como fator fundamental para identificação precoce do câncer de mama, também trabalha de outras formas para arrecadar recursos e impactar a vida das pessoas que sofrem com a doença.

Cancer de mama no Alvo da Moda

Campanha “Câncer de Mama no Alvo da Moda”

2. Compre um, doe um.

A cada produto vendido, outro é doado, esse é o conceito do “one for one” ou “compre um, doe um”. Algumas marcas optam por doar um produto igual ao que o consumidor comprou, mas essa não é uma regra, uma vez que muitas marcas diversificam no produto entregue ao beneficiado. Um bom exemplo dessa diversidade é a marca de calçado, Toms Shoes¹, que doa uma par de calçado para cada comprado, além de oferecer exames oftalmológicos para cada par de óculos comprado.

Toms Shoes one for one

Campanha One for Onde Toms Shoes

3. Arredondamento do troco.

Essa é uma ação mais voltada ao comércio em geral, onde o consumidor tem a opção de arredondar sua compras e doar o troco para a instituição beneficiada. Sendo uma das ações mais comuns, envolve diretamente os vendedores e operadores de caixa, uma vez que é o momento onde o consumidor será mais sensibilizado. A PayPal, em parceria com o Instituto Ayrton Senna², lançou a campanha “Doe o troco com PayPal”, onde o usuário tinha a opção de autorizar o arredondamento e destinar ao Instituto.

Doe o troco com PayPal

Campanha Doe o troco com PayPal

Esses são apenas alguns exemplos de ações de MRC. Lembre-se de analisar o core da sua empresa, para então determinar qual causa defender, pois isso afeta diretamente sua imagem. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso Guia Definitivo de Marketing Relacionado a Causas.

 

Acesse também:

Referências:

1: http://www.updateordie.com/2015/12/14/o-que-e-marketing-de-causa/

2: http://idgnow.com.br/internet/2015/05/22/paypal-permite-que-usuario-doe-troco-de-compras-ao-instituto-ayrton-senna/


Sem respostas a "3 ideias de ações de marketing relacionado a causas"


    Tem algo a dizer?